.

.
.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

RÉPLICA DO SANTO SUDÁRIO EM PELOTAS


O SANTO SUDÁRIO
      Autor(a): Sergio Vitorino Cesari
O Centro do Santo Sudário junto ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, Pelotas, tem o acervo de 26 quadros, de cópias autênticas do Sudário, em reproduções positiva e negativa, e de peças documentais da história dos principais estudos científicos, referentes a esta relíquia do cristianismo. O centro foi inaugurado em 25 de outubro de 1998, por ocasião da 13ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe. As visitas ao Centro podem ser feitas diariamente. Aos domingos os visitantes terão orientação da Equipe de Acolhida dos Romeiros. O Centro da Cascata reúne o maior acervo documental sobre o Santo Sudário existente no Brasil. Os principais documentos foram doados pelo Centro do Santo Sudário, na Itália. As peças vieram do Centro do Santo Sudário de Turim.
O Sudário é um tecido de linho de 4,36m x 1,10m, irregular na tecedura, semelhante aos de sepulturas antigas. Traz impresso, como num espelho, as figuras dorsal e frontal de um homem torturado. O pano é claro e a figura mal aparece, por causa do amarelamento superficial dos fios. Não há sinais de vernizes, nem de cores, nem de chamuscamento. São evidentes duas listas escuras, que se alargam em oito manchas simétricas: são as queimaduras produzidas por um incêndio na capela de Chambéry, na noite de 3 de dezembro de 1532. Os oito pares de pequenos triangulos claros são pedaços de pano costurados como remendos. O Sudário era conservado num cofre revestido de prata; foi salvo do fogo quando o metal começava a fundir-se, ficando seriamente danificado ao longo das dobras, agora irremediavelmente carborizadas. A água usada para apagar o incêndio ensopou o lençol, formando halos romboidais, visíveis ao longo das bordas, acima da cabeça, na altura do tórax, dos ombros e dos joelhos da figura do Homem.

Um comentário:

  1. Já visitei o acervo. É muito significativo. Vale a pena conhecer, ler e ver o que lá no Santuário tem a este respeito.
    Visite você também!

    ResponderExcluir