.

.
.

terça-feira, 21 de maio de 2013

FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE


FOMOS BATIZADOS EM NOME DA TRINDADE

-  A Festa que celebramos, dia 26 de maio próximo, em nossas comunidades não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é comunhão, unidade, amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor. O Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida plena e definitiva.

 
O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã.  Os cristãos são batizados "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19). Antes disso eles respondem "Creio" à tríplice pergunta que os manda confessar sua fé no Pai, no Filho e no Espírito. A fé de todos os cristãos consiste na Trindade.  

Os membros da comunidade cristã, que pelo batismo aderiram ao projeto de salvação que Deus apresentou aos homens em Jesus e cuja caminhada é animada pelo Espírito, integram a família de Deus. O fim último da nossa caminhada é a pertença à família trinitária. Quem acolheu o convite de Deus (apresentado em Jesus) para integrar a comunidade trinitária, torna-se testemunha, no meio dos homens, dessa vida nova que Deus oferece. O papel dos discípulos é continuar a missão de Jesus, testemunhar o amor de Deus pelos homens e convidar os homens a integrar a família de Deus.

Eis o que disse Jesus: “…Fazei discípulos meus em todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28,19).  São Paulo disse: “…A graça do Senhor Jesus Cristo, a caridade de Deus e a Comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós…” (2 Cor 13,13)  

MISSIONÁRIOS DO DÍZIMO


A obra da evangelização exige gratuidade-alteridade: “de graça recebestes, de graça deveis dar!”  É da nossa atitude de gratuidade-alteridade que acontece a proclamação: “o Reino dos Céus está próximo... os doentes são curados, os mortos ressuscitam, os leprosos são purificados, os demônios são expulsos”. A finalidade do dízimo-oferenda gratuito, generoso, aberto e ilimitado é: celebrar a partilha, ajudar os pobres, promover a evangelização e provocar a missão. (Mt 10, 5-10)

            Em atenção a 2ª prioridade do Plano Arquidiocesano de Pastoral, 2013, que tem por objetivo "Encaminhar o Projeto Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo", a Arquidiocese de Pelotas realizará o um encontro de FORMAÇÃO PARA OS MISSIONÁRIOS DO DÍZIMO.   Este será  dia 26 DE MAIO DE 2013, das 9h às 16h, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata.   A celebração de envio será às 15h.
O assessor do encontro será o Arcebispo Dom Jacinto Bergmann.
            Todos os “MISSIONÁRIOS DO DÍZIMO” DAS PARÓQUIAS estão convocados a participar deste momento especial de formação e animação.
(conforme consta no item 4, página 13, do Plano Arquidiocesano de Pastoral /2013).

             AS INSCRIÇÕES: