.

.
.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

FESTA DE PENTECOSTES COM MARIA



Jesus Ressuscitado, para solidificar a missão, para fortificar os apóstolos e seus sucessores, para continuar sua presença na Igreja, ele lhes enviou o Divino Espírito Santo. 

Esta vinda do Paráclito sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo, em companhia de Maria Santíssima, a Mãe de Jesus e também agora Mãe da Igreja, aconteceu logo depois da sua Ascensão ao Céu, no dia de Pentecostes.

Esta festa celebraremos no domingo próximo, 27 de maio, na alegre comunhão com toda a igreja que se renova para evangelizar com mais ardor!  Maria, Estrela da evangelização e mãe das comunidades, caminha junto de seus povo, chamado a testemunhar Jesus, Bom Pastor e Luz do mundo!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

RETIRO NO SANTUÁRIO DA CASCATA

Dentro da 2ª prioridade pastoral de 2012, a Animação Bíblico-Catequética, será realizado um retiro para jovens, a partir dos 14 anos de idade, e adultos que estejam se preparando para a Crisma ou já tenham recebido este sacramento, confirmando sua caminhada batismal de compromisso com o Senhor e com os irmãos na fé e na vida cotidiana.

O local do retiro será no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, dia 10 de junho próximo, das 9h às 16h, tendo como orientador nosso Bispo Emérito, Dom Jayme Henrique Chemello.




domingo, 20 de maio de 2012

Atendimento no Santuário


Atendimento:
2ª Feira - programa do Santuário de Guadalupe com notícias, às 11h50, pela Rádio Universidade Católica. RU. 1160 AM.
3ª Feira - plantão do Diác. Tabeleão no Santuário, das 14h às 17h.
4ª Feira - visita aos doentes, à tarde, pelo Diácono Vilmar Tabeleão.

Domingo - às 15h missa presidida pelo Bispo Emérito, D. Jayme H. Chemello, auxíliado pelo Diác. Tabeleão e com a participação dos romeiros visitantes e paróquias convidadas.

Diariamente o Santuário está aberto, a partir das 8h, para a visitação dos romeiros e grupos organizados, sob os cuidados do casal zelador à disposição.

Agenda - o Santuário está também aberto para encontros de oração, de formação, cursos, retiros previamente agendados com o Diác. Tabeleão, pelo telefone: 53-3277.5659 / 8123.1746

     A Próxima romaria de N. Sra. de Guadalupe será dia 21 de outubro de 2012, na Cascata.

Confira a programação base:  ( que poderá ter algumas alterações...)

sábado, 19 de maio de 2012

História do Santuário de Guadalupe em Pelotas

UM POUCO DA HISTÓRIA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE,
na Cascata, BR 392. Km 88. Pelotas/RS.

História de Nossa Senhora de Guadalupe – Tudo se passou em 1531, no México, quando os missionários espanhóis já haviam aprendido a língua dos indígenas. A fé se espalhava lentamente por essas terras mexicanas, cujos rituais astecas eram muito enraizados. O índio João Diogo havia se convertido e era devoto fervoroso da Virgem Maria.  A primeira vez, quando o índio passava pela colina de Tepyac, próxima da Cidade do México, atual capital, a caminho da igreja. Maria lhe pediu que levasse uma mensagem ao bispo. Ela queria que naquele local fosse erguida uma capela em sua honra. Emocionado, o índio procurou o bispo, João de Zumárraga, e contou-lhe o ocorrido. Mas o sacerdote não deu muito crédito à sua narração, não dando resposta se iria, ou não, iniciar a construção. 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

RÉPLICA DO SANTO SUDÁRIO EM PELOTAS


O SANTO SUDÁRIO
      Autor(a): Sergio Vitorino Cesari
O Centro do Santo Sudário junto ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, Pelotas, tem o acervo de 26 quadros, de cópias autênticas do Sudário, em reproduções positiva e negativa, e de peças documentais da história dos principais estudos científicos, referentes a esta relíquia do cristianismo. O centro foi inaugurado em 25 de outubro de 1998, por ocasião da 13ª Romaria Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe. As visitas ao Centro podem ser feitas diariamente. Aos domingos os visitantes terão orientação da Equipe de Acolhida dos Romeiros. O Centro da Cascata reúne o maior acervo documental sobre o Santo Sudário existente no Brasil. Os principais documentos foram doados pelo Centro do Santo Sudário, na Itália. As peças vieram do Centro do Santo Sudário de Turim.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

TEXTO BASE DA 26ª ROMARIA - 2011


TEXTO-BASE PARA AS ROMARIAS DE 2011
I - Queremos entender o nosso Lema: “COM MARIA APRENDER A REZAR A PALAVRA DE VIDA”
         
O lema escolhido para as nossas Romarias das três Dioceses para este ano de 2011 é: “COM MARIA APRENDER A REZAR A PALAVRA DE VIDA”. Ele foi inspirado: a) No momento eclesial que estamos vivendo, especialmente a partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”, de colocarmos novamente a Palavra de Deus como alma de toda a nossa vida e nossa ação evangelizadora (uma verdadeira “animação bíblica da pastoral”); b) na Campanha da Fraternidade de 2011 com o tema “Fraternidade e aVida no Planeta” e com o lema “A criação geme em dores de parto”.
         Vamos explicitar este nosso lema das Romarias: